COMPARATIVO CRF230Z e CRF280cc


Preparamos duas motos de modelos HONDA CRF230. Uma foi equipada com um kit 280cc de aumento de cilindrada, que consiste em cilindro com maior diâmetro, pistão e pino excêntrico, sendo necessário fresa de carcaça para sua instalação.

A outra foi preparada com base nas dimensões de cilindrada original, tendo trabalho no cabeçote, válvulas de inox nitretadas em titânio, rebalanceamento eletrônico do virabrequim e magneto, além de uma ignição especial, ampliação no fluxo do carburador e giclagem.

Concluímos as preparações e em seguida levamos as motos para a pista a fim de realizar treinos e testes para avaliação completa de performance.


RESULTADOS


CRF280cc

A moto manteve a força em baixo regime de giro, mas não ultrapassou os 8300 rpm em alta, exigindo freqüente troca de marchas. Isso é natural quando se altera a cilindrada, desta forma, fica difícil até para pilotar, pois a troca de marchas tem que ser exata entre 5.000 e 6.000 giros para melhor aproveitamento, ao contrário dos motores com cilindradas originais, onde a troca de marcha pode variar entre 5.000 a 10.000 rpm.

Outro fator que nos surpreendeu foi o aquecimento exagerado e vibração excessiva .

CONCLUSÃO: Não aconselhamos kits de aumento de cilindradas, porém temos para vários modelos de motos. Não podemos dar garantia, pois em inúmeros testes que realizamos não obtivemos sucesso, e constatamos que as quebras são constantes, pois quanto maior a alteração da cilindrada maior a chance de quebra isto serve para todos os modelos e cilindrada, veja o seguinte exemplo um projeto de uma casa não pode receber um próximo andar ou seja se transformar em sobrado isto iria rachar sua estrutura e com certeza iria causar outros danos .precisa entender melhor o projeto aonde pode reforçar e não ampliar .


CRF230Z

Neste modelo, a exemplo das 150cc e 250cc especiais para competição, foram feitas as alterações com peças especiais: válvula de inox com nitrato em titânio e com diâmetro maior, guias também nitretados em titânio, virabrequim e magneto aliviados e rebalanceados eletronicamente. O comando recebeu alteração no ponto, o carburador foi reaberto o venture,e foi recalibrado. este projeto já foi aprovado por vários pilotos por sua confiabilidade e esta liberado para participar de provas oficiais como, por exemplo, o Campeonato Brasileiro de Motocross ,crosscountry enduros e outros.

A moto apresentou uma boa baixa e elevada força, além de progressão de giro tendo o corte pela ignição aos 11.500 rpm, permitindo a troca de marchas entre 6000 a 10.000 rpm. Demonstrou muita elasticidade e confiabilidade.

CONCLUSÃO: a CRF230Z está disponível na loja da ZENNI PREPARAÇÕES para test-drive,ou mesmo para quem quiser fazer um comparativo de potencia, qualidade e durabilidade. com moto do mesmo modelo com cilindrada alterada. A empresa ZENNI PREPARAÇÕES paga as despesas, gastas com dinamômetro ou equipamentos especiais elaborado em centro de pesquisa .. Ela simplesmente quer que o cliente tenha opções e qualidade na hora de comprar ou preparar sua motocicleta.